Skip to content

Quem somos

Ex amicitia pax​

A Præterea é uma plataforma para divulgação de textos sobre o concurso de admissão à carreira de diplomata e outros aspectos do mundo diplomático, sem limitações de formato ou espaço. O debate franco, de papel central na civilização, encontrará, neste probis pateo, um campo receptivo a todos os pontos de vista e orientações políticas.

Criamos a página porque há, nos corredores do Itamaraty e em seus postos no exterior, um corpo infindável de conhecimentos e experiências, exclusivo e impublicado, contudo, que se perde nas memórias. Queremos capturar esse rico conteúdo intelectual e então libertá-lo do Palácio dos Arcos, para que respire novos ares e habite novas mentes.

Os aspirantes à carreira diplomática terão na Præterea uma fonte honesta de opiniões e debates sobre os temas do concurso, sempre sob a perspectiva de um diplomata ou internacionalista de altíssimo nível.

Entendemos que os professores especialistas, por uma lado, transmitem conhecimento de sua área de proficiência sob a ótica acadêmica e da didática, valiosíssimo, portanto, para o entendimento geral de matérias específicas. Os diplomatas, por outro lado, têm a oferecer a sobriedade analítica do conhecimento de causa, já que os temas cobrados em prova são, para nós, parte da nossa experiência cotidiana. São memórias de conversas com colegas, de tarefas cumpridas, de conferências e negociações que testemunhamos e ajudamos a concretizar.

A combinação dessas duas perspectivas entrega ao aspirante à carreira o melhor dos dois mundos. Tudo isso se manifesta tanto no tratamento dos temas relativos à diplomacia quanto na orientação para uma melhor preparação para o concurso, quais sejam, as noções de planejamento, organização, método e técnicas de estudos. 

 

Fale conosco.

Aviso Legal

Todas as opiniões aqui expressas são da inteira responsabilidade do autor de cada artigo, não coincidindo necessariamente com as posições do órgão público cujos quadros o autor integra nem de qualquer órgão do governo brasileiro.